MARÇO 2025

MARÇO 2025
INÍCIO DO TEMPO QUARESMAL

Artistas de Deus

sábado, 11 de junho de 2011

Cônego José Maria - 16-05-1925 - 08-06-2011

O ADEUS AO REVMº CÔNEGO JOSÉ MARIA DE ALMEIDA BÉCHO

A comunidade de Rio Casca despediu-se dia 08-06-2011, do Revmº Sr. Cônego, falecido em Ponte Nova nessa data, aos 86 anos.


As cerimônias fúnebres que aconteceram na Igreja Matriz, foram celebradas pelo Revmº Monsenhor Celso Murilo de Sousa Reis, Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana (representando o Sr. Arcebisbo Dom Geraldo Lyrio Rocha), juntamente com nossos conterrâneos Pe. Nédson Pereira e Pe. Anderson; Pe. Luis Carlos Ferreira (Vigário Episcopal - Reg. Leste) e Pe. Hélio Augusto (Administrador Paroquial). Registra-se a presença de vários Padres de outras Paróquias; além dos Familiares, representantes de diversas Entidades Paroquais, de Ensino, autoridades e muitos amigos paroquianos. Foi celebrada a Missa de Corpo Presente e posteriormente a Cerimonia de Encomendação; seguindo-se um cortejo fúnebre pela Av. Senador Cupertino até as proximidades da Farmácia Pinto Coelho, de onde o corpo do Sr. Cônego seguiu para o sepultamento no dia seguinte, em Santa Bárbara-MG, cumprindo assim um desejo seu, ser sepultado ao lado de sua Mãe.
Confesso que segurar a emoção para fazer o registro dessas imagens foi uma tarefas das mais complicadas para mim. Assim como também está sendo difícil postar essas fotos e escrever, mesmo que pouco, sobre essa ocasião.
A princípio faria apenas algumas fotos para esse blog que surgiu justamente para registrar um pouco do belo trabalho realizado em nossa Paróquia; porém, a pedido do Revmº Pe. Anderson, acabei por fazer com muita honra, um registro mais abrangente da Cerimônia.
Enquanto focava através das lentes, fui me lembrando de cada palavra que ele me falara ao longo dessa sua estada em Rio Casca, principalmente ultimamente, quando por vezes na casa paroquial conversando sobre arte, com ele esboçando alguns desenhos (era exímio desenhista), para que eu pudesse pintar alguma trabalho para a Paróquia; trocando simplesmente algumas palavras sobre a vida paroquial, atualidades e ainda sobre a sua possível saída de Rio Casca.
Por tudo isso, as imagens postadas , são mais emotivas que técnicas, um retrato do sentimento meu e/ou das pessoas que alí estavam presentes à despedida de uma das pessoas mais importantes da história de Rio Casca e de nossas vidas.

Em breve estarei postando um registro com alguns dos muitos momentos de sua vida à frente de nossa Paróquia.


(clique nas imagens para ampliar)





Um comentário:

Anônimo disse...

passo a passo levou Rio Casca ao reconhecimento de paroquia mais elevada a Deus;Agora ficanos sua falta,sua fe era sobrehumana.