
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Sua origem data de 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Porém foi na época barroca, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima.
A tradição de enfeitar as ruas surgiu
Muito se deve, além dos apelos do saudoso Cônego, à persistência da Srª Elza Monteiro e ao Hideraldo, e já há 3 anos com a efetiva participação de alguns membros do E.C.C. - Encontro de Casais, Grupo S.José, alguns catequistas e voluntários, e este ano agora pela condução do Pe. Hélio, à frente de nossa Paróquia. Não se pode deixar de lembrar a importante contribuição daqueles que doaram materiais para a confecção dos adornos, bem como da Polícia Militar que deu total cobertura, desde o início dos trabalhos até a Procissão.
Apesar das limitações pelo trânsito da cidade, as ruas da praça da Matriz e Bejamim V. Coelho (estação) puderam ser ornamentadas com os tapetes, e outras com outros tipos de adornos para a passagem da Procissão de Corpus Christi.
Postamos a seguir algumas fotos dos preparativos do ano de 2010, juntamente com as deste ano celebrada em 23 de junho.
Um comentário:
betinho,
Temos muito orgulho de ver seu trabalho . Parabéns que Deus o abençoe hoje e sempre... Elisio e carla
Postar um comentário